Hoje em dia existem diversos métodos de depilação que combinam com seu bolso, tipo de pele e não provocam alergias: depilação a laser, com cera quente, roll-on, cremes depilatórios... Este post traz explicações para cada método, assim você pode escolher o melhor para você.
Lâmina
O que é? Deve ser acoplada a um aparelho plástico a fim de cortar os pelos rente à pele.
Vantagens: é fácil de ser manuseada e não exige prática ou ajuda profissional.
Desvantagens: os pelos crescem depois de dois a dez dias. "A lâmina faz ainda pequenos cortes na pele, deixado-a sujeita à ação de bactérias. Resultado: pode provocar infecções, como a foliculite, que acomete os poros", diz a dermatologista Cláudia Sá.
Use: na perna. Evite depilar virilha e axila, locais onde a concentração de bactérias é maior.
Cera quente
O que é? Feita à base de cera de abelha. "É aplicada na pele e retirada no sentido contrário ao nascimento dos pelos, arrancando-os pela raiz", explica a esteticista Regina Jordão.
Vantagens: o calor dilata os poros e facilita a retirada dos pelos, que demoram de 15 a 45 dias para nascer.
Desvantagens: pode queimar a pele se não for manuseada por um profissional. Em salões, caso todo o material não seja descartado depois do uso, causa infecções na pele.
Use: na axila, perna e virilha.
Roll-on
O que é? Aparelho com um refil de cera quente. Ela é espalhada na pele e, em seguida, coloca-se uma faixa de tecido TNT para arrancar os pelos, também no sentido contrário ao seu nascimento.
Vantagens: os pelos demoram de 15 a 45 dias para crescer. Além disso, como o refil contém pouca cera, é praticamente impossível utilizá-lo em mais de uma cliente nos salões.
Desvantagens: não consegue arrancar os pelos mais fininhos, sendo necessário recorrer à pinça depois da depilação.
Use: na axila, perna e virilha.
Cera fria
O que é? Há diversos tipos: à base de cera de abelha ou feitas artesanalmente com açúcar, mel, limão. O plástico ou papel com a cera é aplicado na pele e retirado no sentido contrário ao nascimento dos pelos, arrancando-os pela raiz.
Vantagens: os pelos demoram de 15 a 45 dias para nascer. É impossível reaproveitar a cera nos salões, o que evita infecções.
Desvantagens: por ser fria, não dilata os poros e a depilação se torna ainda mais dolorosa.
Use: na perna e axila.
Creme depilatório
O que é? Produto químico que dissolve os pelos.
Vantagens: é fácil de ser manuseado, não requer prática ou ajuda profissional.
Desvantagens: os pelos crescem rapidamente, depois de dois a dez dias. "O produto retira a queratina da camada mais superficial da pele, deixando-a desprotegida e muito ressecada", explica Cláudia Sá.
Use: no buço e, caso não tenha um ritmo de crescimento de pelos muito acelerado, nas pernas também. Evite fazê-lo um dia antes de ir à praia.
Linha
O que é? Utiliza-se uma linha branca de costura torcida que arranca os pelos um por um, assim como uma pinça.
Vantagens: os pelos demoram de 15 a 45 dias para crescer. Além disso, não provoca qualquer tipo de irritação na pele.
Desvantagens: o processo é doloroso, pois os pelos são puxados um a um. O método exige de quem o faz um excelente domínio da técnica, por isso mesmo é difícil realizá-lo sozinha em casa.
Use: no buço e sobrancelhas ou parte do rosto com pelos finos.
Créditos: mdemulher.abril.com.br e corpoacorpo.uol.com.br
Postar um comentário