18 dezembro 2012

Cuidados para manter as unhas impecáveis


Beba bastante água

Beber água interfere diretamente na saúde das nossas unhas. "No verão as cutículas tendem a ficar mais ressecadas e o cloro da piscina pode deixar as unhas quebradiças e causar desfolhamentos - quando começam a sair pequenas camadas da unha", explica a manicure Valquíria Pacheco, do salão Clube Capelli, no Rio de Janeiro. 

Passe hidratante nas mãos 

As unhas são compostas de queratina e recobertas por um manto que impede a água de evaporar das camadas superficiais da pele. "As agressões externas, como lavagens sucessivas e produtos químicos, removem esse manto provocando a evaporação da água e causando o ressecamento das mãos e unhas", explica Lene. "Os hidratantes servem, basicamente, para restaurar essa camada". 




Cera nutritiva 

As ceras nutritivas são ótimos aliados para manter a hidratação das cutículas. Segundo Lene elas são à base de óleo, mas não deixam as mãos com aspecto oleoso e podem ser usadas por cima do esmalte. "A cera deve ser aplicada três vezes por dia, para manter a cutícula hidratada e evitar o surgimento daqueles cantinhos", recomenda Valquíria.

Óleo fortalecedor 

Para quem já sofre com as unhas fracas e vê se problema se agravar no verão, o melhor a fazer é investir em um óleo fortalecedor. De acordo com Valquíria, algumas marcas disponibilizam esse óleo em uma versão conta gotas, para facilitar a aplicação. "Passe-o nas unhas antes de pintá-las, para que o óleo entre em contato de direto com a unha, estimulando a produção de queratina para fortalecê-la", explica.

Faça as unhas uma vez por semana 

As manicures recomendam que as unhas sejam lixadas e feitas pelo menos uma vez por semana, não só no verão como no ano todo. "Dessa forma elas crescerão mais fortes e saudáveis", afirma Lene. Só reserve uma semana do mês para deixá-las sem esmalte ou remova dois antes de ir à manicure se quiser pintar toda semana.

Coma gelatina 

As unhas, assim como pele e cabelos, possuem colágeno em sua formação. "A gelatina comprada nos supermercados é extraída do colágeno, possuindo aminoácidos necessários a formação de colágeno pelo organismo", explica Lene.





Nenhum comentário :

Postar um comentário